sábado, 2 de fevereiro de 2013

Assuntos:

Visite Olinda

Social

OLINDA

Roteiro obrigatório de turistas nacionais e estrangeiros, Olinda recebe diariamente centenas de visitantes, que sobem e descem as ladeiras íngremes e percorrem as ruas estreitas do Sítio Histórico em busca da natureza exuberante e arquitetura quatrocentista, que asseguraram à cidade o título de patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.
Hoje, além deste, Olinda detém ainda, o título de Primeira Capital Brasileira da Cultura.


Cercada por antigas igrejas e coloridos casarios, a cidade atrai visitantes de todas as partes do mundo. Quem chega a Olinda se encanta com suas construções históricas, a sua diversidade cultural, que pode ser notada em cada espaço, além dos mirantes e sua rica gastronomia.

A orla de Olinda reserva, com sua beleza natural e seus bares e restaurantes, um programa irresistível para quem quer curtir os dias de sol em suas areias e águas mornas.



Programação Cultural

O patrimônio da cidade não se restringe apenas a monumentos históricos  Olinda também é sinônimo de festa, seu aclamado  Carnaval é festejado ao som do Frevo, do maracatu e de outros ritmos tradicionais de Pernambuco. Há bonecos gigantes e blocos carnavalescos. Durante todo o ano, em especial no Sítio Histórico de Olinda, há eventos culturais, feirinhas de artesanato, maracatus e afoxés. Também há ambientes mais intimistas como casa de festas, bares e restaurantes culturais - Com noites literárias, músicas ao vivo e atrações regionais. Entre eles, a Serenatas, realizadas sempre às sextas-feiras pelas ruas históricas da Cidade Alta e os Cantos Gregorianos, que acontece todos os domingos no Mosteiro de São Bento.

São inúmeros os eventos promovidos pela administração pública municipal ou por produtores culturais independentes, criando na cidade um clima de festa que dura o ano inteiro, o que lhe garantiu o título de Primeira Capital Brasileira da Cultura.


HOSPEDAGEM

Olinda dispõe de uma boa rede de hotéis e pousadas para atender aos visitantes. A qualidade, simpatia e presteza são características peculiares da rede de hospedagem da cidade, tornado sua estadia um refúgio único de lazer e tranquilidade. A cidade conta também com a Rede Cama e Café que é uma adaptação brasileira do sistema Bed and Breakfast, em que o visitante se hospeda na casa de um habitante local, que será seu anfitrião.


GASTRONOMIA

Olinda oferece uma gastronomia rica e exótica, que vai desde a tapioca servida no Alto da Sé até o mais requintado cardápio da cozinha internacional, com o toque especial de nossos temperos. Segundo maior polo gastronômico de Pernambuco, Olinda possui uma rede diversificada de restaurantes especializados em frutos do mar e cozinha regional. Outro sabor caracterítico da Cidade é o queijo de coalho assado na brasa, além dos biscoitos, de textura finíssima e leve sabor, e licores artesanais produzidos nos conventos e mosteiros seculares.


ARTES E ARTESANATO

Considerada um verdadeiro museu a céu aberto, Olinda reúne em seu Sítio Histórico mais de 80 ateliês plásticos de renome nacional e internacional, como Jpão CÂmara, Tereza Costa Rego, Samico, Luciano Pinheiro e outros.
Os artesãos anônimos espalham-se pela Cidade Alta e em seu entorno, produzindo a mais pura arte popular, como talhas, esculturas, cerâmicas e bordados que fazem o sucesso de nossa cultura no Brasil e no mundo.



COMO CHEGAR

De carro - O acesso é feito pela BR-101, para quem vem do Norte. Partindo de Recife, seguir pela Avenida Agamenon Magalhães.
De ônibus - O Terminal Interestadual de Passageiros (TIP) fica à 1h de Olinda. de lá, seguir de táxi ou ônibus intermunicipal.
De Avião - Há voos diários partindo das principais capitais do país. O Aeroporto Internacional dos Guararapes está a 30 minutos de Olinda. De lá, o melhor é seguuir por uma das linhas de táxis especiais do aeroporto.

Clima - A temperatura média é de 27ºC, com clima quente e húmido.

 
CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS

Fevereiro/Março - Carnaval
Abril - Semana Santa; Feira Nacional de Poesia Popular
Junho - São João
Setembro - Mostra Internacional de Música de Olinda-MIMO
Outubro - Olinda Jazz
Novembro - Festival Literário Internacional de Pernambuco; Olinda Arte em Toda Parte
Dezembro - Ciclo Natalino


    


Fonte: Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda
Fotos: Internet

0 comentários:

Postar um comentário