sexta-feira, 1 de março de 2013

Assuntos:

Recife tem encantos mil !

Social
Imagem inline 1
O Recife foi fundado pelos portugueses em 1537. Após a invasão holandesa, em 1630, tornou-se sede do governo holandês no Brasil. A partir de então, Maurício de Nassau realizou várias obras de urbanização na cidade e trouxe inúmeros artistas como Frans Post e Albert Eckhout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano de seus habitantes.
A expulsão dos holandeses se deu nas Batalhas dos Guararapes, em 1648 e 1649. Mas o Recife continuou palco de importantes lutas libertárias. Em 1817, insatisfeitos com o domínio português, proprietários de terra, padres, comerciantes, bacharéis e militares fizeram a Revolução 
Pernambucana. Hoje este povo guerreiro faz da capital de Pernambuco uma cidade intensa.
Caldeirão cultural, polo gastronômico, de saúde e tecnológico, animada vida noturna, praias, destacado centro de compras, negócios e eventos. O Recife de hoje é agito, festa e sempre um bom programa.
Distância e tempo de viagem aérea do Recife para algumas das principais capitais brasileiras

João Pessoa (PB)
136km
20min
Maceió (AL)
266km
30min
Natal (RN)
302km
40min
Aracaju (SE)
506km
40min
Fortaleza (CE)
799km
1h10
Salvador (BA)
842km
1h15
São Paulo (SP)
2.660km
3h10
Rio de Janeiro (RJ)
2.338km
3h00
Belo Horizonte (MG)
2.061km
2h45
Brasília (DF)
2.135km
2h45
Porto Alegre (RS)
3.779km
4h50
Belém (PA)
2.074km 
2h45

Tempo de viagem aérea do Recife para algumas cidades do mundo
Buenos Aires (ARG) 
7h30
Lisboa (POR)
7h30
Miami (EUA)
8h
Frankfurt (RFA) 
10h

Recife é marcado pela beleza de suas pontes e da praia de Boa Viagem. E tem muito mais que oferecer.

Como chegar

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre
Terminal Rodoviário de Passageiros – TIP
Porto do Recife
De carro, por diversas rodovias federais e estaduais.

Clima

Tropical quente e úmido, com temperatura média de 25ºC. Maior incidência de chuva nos meses de junho, julho e agosto. Sol no resto do ano.


Infraestrutura turística

O Recife oferece uma ótima infraestrutura para os visitantes. A rede hoteleira dispõe de 10 mil leitos que, em vários meses do ano apresentam ocupação de quase 100%. 
Faça sua reserva com antecedência. 

A cidade é o maior polo gastronômico do Nordeste e o terceiro do país. Para a realização de eventos o Recife conta com diversos espaços, a exemplo do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco,  do Centro de Convenções de Pernambuco - CECON, na divisa com Olinda, além de vários hotéis equipados com salões para eventos.



Principais atrações Turísticas

Imagem inline 2
PRAIA DE BOA VIAGEM
Em sete quilômetros de orla, estende-se um mar de águas claras. Vale a pena sentar no calçadão e deixar o vento arrastar as horas. Mesmo com toda a calmaria do clima praieiro, Boa Viagem também surpreende os mais agitados. Bares, restaurantes, quiosques e opções de esportes fazem da mais atraente praia urbana nordestina um ambiente especial para todas as tribos.
RECIFE ANTIGO
Marca o surgimento da cidade no século XVI, em decorrência de seu porto natural. A área é repleta de destaques: a Praça do Marco Zero e o seu painel “A Rosa-dos-ventos”, de Cícero Dias; o Parque de Esculturas Francisco Brennand, sobre o molhe do Porto; edificações de fins do século XVII e ecléticas construções do início do século XX; a Rua do Bom Jesus, chamada no tempo da ocupação flamenga (1630/1654) de “Rua dos Judeus” por ali estarem sediados estabelecimentos comerciais judaicos e a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas e, hoje, Centro Cultural Judaico de Pernambuco; o Museu a Céu Aberto, revelando estruturas de diferentes momentos da história da cidade; a Torre Malakoff (1855), com antigo observatório astronômico; o Forte do Brum com seu Museu Militar; além de muitos outros espaços culturais e de lazer.
PRAÇA DA REPÚBLICA
No século XVII foi o lugar que Nassau, governador do Brasil Holandês, escolheu para instalar o seu Palácio de Friburgo. Hoje, com jardins projetados por Burle Marx, a praça integra um cenário de históricas edificações, como o Teatro de Santa Isabel (1850), o Palácio do Campo das Princesas (1841) e o Palácio da Justiça, compondo um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos de Pernambuco.
PASSEIO DE CATAMARÃ PELO RIO CAPIBARIBE
Oferece uma bela visão das três ilhas que formam o Centro do Recife e suas pontes.
OFICINA BRENNAND
Imagem inline 3
Surgiu em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX. Antiga fábrica de tijolos e telhas, cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano Francisco Brennand. Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND
Patrimônio Cultural de Estudos Brasileiros, oferece uma viagem concreta e lúdica na história. Jardins com valiosas esculturas, réplica de castelo medieval, obras de arte de diversas épocas e procedências, reunidas em coleções de armaria, tapeçaria, artes decorativas, pinturas e mobiliário.
IGREJA DA MADRE DE DEUS
Templo barroco de 1679. Na sua fachada foi usado arenito dos arrecifes. O interior exibe obras em cantaria, talha e imaginária, além de preciosas imagens da Matriz do Corpo Santo, demolida no início do século XX. Em 1971, sofreu incêndio que danificou as talhas do seu altar-mor. Restaurada, foi reinaugurada em 2008.
CONJUNTO CARMELITA DO RECIFE
É imponente, com sua basílica consagrada a Nossa Senhora do Carmo, copadroeira do Recife. O templo foi edificado entre 1687 e 1767 no local onde existiu o Palácio da Boa Vista, de Maurício de Nassau, governador do Brasil Holandês (século XVII). Em estilo barroco, seu interior guarda obras de notável expressão artística. Ao lado da Basílica está a Igreja da Ordem Terceira (Igreja de Santa Teresa), construída entre 1710 e 1837.
CAPELA DOURADA
Edificada entre 1696 a 1724, é um dos melhores exemplos do barroco brasileiro. Cada polegada de seu interior não ocupada por pinturas ou azulejos está revestida por talhas recobertas de ouro. Com o Convento e a Igreja de Santo Antônio, o prédio de um antigo hospital e a Igreja da Ordem Terceira, compõe o Conjunto Franciscano, marco de ocupação regular da Ilha de Antônio Vaz no século XVII.
MUSEU FRANCISCANO DE ARTE SACRA
Com um acervo de aproximadamente 1.500 títulos, dispõe de peças e livros que representam o imaginário, a liturgia e literatura católicas e a espiritualidade cristã. A Capela Dourada (1696/1724), integrante do museu, é um dos melhores exemplos do barroco brasileiro.
MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Com perfil histórico-antropológico, etnográfico e artístico, mantém mais de 14 mil peças de diferentes momentos da história de Pernambuco. Seus jardins exibem belas esculturas em ferro fundido francês do século XIX produzidas pela Val D’Osne.

Artesanato e compras

CASA DA CULTURA
Imagem inline 4
Instalada no prédio onde funcionou, até 1973, a Casa de Detenção. O projeto da cadeia (1855) foi do engenheiro pernambucano José Mamede Alves Ferreira, que a idealizou no gosto neoclássico. O uso do princípio do “Panocticon” levou o edifício para um traçado cruciforme, favorecendo, a partir do centro, a vigilância de todas as alas. Hoje funciona como espaço comercial e cultural, com lojas de artesanato, banco (câmbio), galerias de arte e área para apresentações folclóricas.
MERCADO DE SÃO JOSÉ
O mercado de ferro do bairro de São José, inaugurado em 1875, seguiu o modelo do mercado de Grenelle, na França. Nos seus mais de 500 boxes, grande variedade de produtos, desde o artesanato às ervas medicinais e artigos de umbanda.

FEIRINHA DE BOA VIAGEM

A mais antiga feira típica do Brasil funciona à beira-mar. Na feirinha, montada na Praça da Nossa Senhora de Boa Viagem, encontra-se do artesanato à moda regional.

FEIRINHA “DOMINGO NA RUA”

Na histórica Rua do Bom Jesus, expositores de vários estilos apresentam seus trabalhos: roupas, bordados, peças em couro, adereços, cerâmicas, artigos esotéricos, bolsas e bijuterias.
CARNAVAL
Imagem inline 5Multicultural. Nada define melhor o carnaval do Recife. Frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, manguebeat e reggae são apenas alguns dos ritmos que dominam o período. Diferente também em tempo, no Recife o carnaval vai além de quatro dias. A festa tem início em janeiro, com ensaios de blocos e prévias carnavalescas. Na abertura oficial, na noite da sexta-feira que antecede o Sábado de Zé Pereira, a Praça do Marco Zero é tomada por mais de 500 batuqueiros de diversas nações de maracatu, afoxés e caboclinhos. O sábado amanhece com clarins anunciado o Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. E a folia continua por toda a cidade, fazendo do carnaval a maior e mais democrática festa popular do Recife. Na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas acontece a Apoteose com a Orquestra Multicultural, reunindo orquestras, artistas e agremiações que participaram do evento.



A mistura de influências resultou numa culinária surpreendentemente rica e saborosa.


Gastronomia

Os sabores exóticos são resultado da mistura de etnias nos tempos coloniais. Um cardápio criativo confere à cidade o título de primeiro polo gastronômico do Norte e Nordeste. Dos pratos típicos aos mais ousados, mercados, bares, restaurantes e botecos mostram que têm em comum a competência de agradar os paladares mais diversos.

Aventura e ecoturismo

MERGULHO NO PARQUE DE NAUFRÁGIOS
O Recife é considerado a capital brasileira do mergulho em naufrágios por ser um dos mais completos destinos do país neste segmento. A prática é favorecida pela alta visibilidade e temperatura das águas, em torno de 26ºC.

TRILHAS ECOLÓGICAS NO JARDIM BOTÂNICO

Reserva natural de 25,7 hectares que integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Oferece trilhas ecológicas, inclusive, monitoradas; trilhas para cadeirantes; oito praças; lago e orquidário; jardim sensorial, destinado a deficientes visuais; biblioteca virtual; duas sementeiras, sendo uma de vegetação nativa e outra de plantas medicinais; além de jardim ecumênico com quatro canteiros reverenciando as religiões afro-brasileiras.

Vida noturna

O Recife tem uma vida noturna intensa, repleta de opções. De restaurantes a boates, de bares com música ao vivo a botecos. Sempre com gente bonita e alegre. O Recife é diversão garantida.

Informações turísticas

Aeroporto Internacional do Recife
Praça Ministro Salgado Filho, s/n - Imbiribeira
Fones: 55 81 3355-0128 / 55 81 3182-8299

Estação Rodoviária - TIP
BR-232, Km 15, Curado
Fone: 55 81 3182-8298

Praça do Arsenal da Marinha
Rua do Observatório / Rua da Guia - Bairro 
do Recife
Fone: 55 81 3355-3402

Shopping Paço Alfândega
Rua da Alfândega, 35, piso térreo
Bairro do Recife

Praça de Boa Viagem
Av. Boa Viagem / Rua Barão de Souza 
Leão - Boa Viagem
Fone: 55 81 3182-8297

Parque Dona Lindu
Av. Boa Viagem / Av. Visconde de Jequitinhonha – Boa Viagem
Fone: 55 81 3355-9844

Casa da Cultura
Rua Floriano Peixoto, s/n, 
Raio Leste - Santo Antônio 

Pátio de São Pedro
Casa 4 - Bairro de São José
Fones: 55 81 3355-3310 / 3355-3311 
Mercado de São José
Praça Dom Vital, s/n - Bairro de São José
Fone: 55 81 3355-3022

Disque Recife Turístico
Fone: 55 81 3355-8409


FONTE: http://www.turismopernambuco.com.br

0 comentários:

Postar um comentário